A iniciativa visa atender o crescimento do mercado doméstico e aumentar as exportações, que em 2006 devem representar cerca de 20% do faturamento
A Bosch Rexroth Brasil, empresa de automação industrial do Grupo Bosch, investiu cerca de 40 milhões de Euros na ampliação de sua fábrica em Pomerode, Santa Catarina. Com isso, a empresa deve aumentar em quatro vezes o volume de produção de componentes hidráulicos até 2008.
Segundo Manfred Al-Kayal, diretor geral da empresa no Brasil, a ampliação da capacidade fabril foi motivada, sobretudo pelo crescimento do volume de vendas do mercado doméstico na área hidráulica. Além disso, a fábrica brasileira tem como meta ampliar a exportação de seus produtos, principalmente para os Estados Unidos, América Latina e Europa.
“Até o ano passado, nossas exportações eram inexpressivas, mas já em 2006 devem representar perto de 20% do faturamento da empresa. Com a produção ampliada a previsão é que este volume aumente para 30% até 2008”, afirma Al-Kayal.
De acordo com o executivo, o investimento irá gerar também novos postos de trabalho na região, onde já em 2005 foram contratados 150 novos funcionários. Entre 2006 e 2008 está prevista a geração de mais 250 postos de trabalho. Em 2005 a Rexroth Brasil faturou cerca de 200 milhões de reais. “Levando em consideração a ampliação da empresa, nosso faturamento este ano deve crescer em torno de 30%”, complementa o diretor.
Segundo Reiner Leipold-Büttner, vice-presidente de Engenharia e Produção da Bosch Rexroth AG, a Bosch Rexroth está construindo há aproximadamente três anos, capacidades adicionais de produção na Ásia, Europa e na América. “Com a nova fábrica aqui em Pomerode, continuamos a ampliação de produção do nosso Grupo mundialmente. Assim criamos presença em mercados com potencial de crescimento, como aqui no continente americano, e as capacidades adicionais que necessitamos para o nosso contínuo crescimento”.
Novas instalações
A nova fábrica ocupa uma área construída de 25.000 m², o que significa um espaço 160% maior em relação às antigas instalações. Além do incremento na produção das linhas já existentes (válvulas, blocos e unidades hidráulicas), a ampliação possibilitou a produção de novos itens, como motores radiais, bombas axiais e válvulas load sensing, que aplicadas em tratores proporcionam uma economia significativa de combustível.
O alto índice de produtividade da unidade fabril é atribuído também, à organização especial do ambiente de trabalho, dividido em células de manufatura, como se fossem diversas minifábricas, todas enquadradas no processo Bosch Production System (BPS), que visa maior qualidade de fornecimento e produção.
Os principais clientes da Rexroth no Brasil estão divididos entre clientes finais e fabricantes de máquinas. Entre os fabricantes, os maiores clientes são das linhas de produção de máquinas-ferramentas, plásticos, máquinas agrícolas e de construção civil. No segmento de clientes finais, destacam-se empresas das áreas de siderurgia e geração de energia.
No Brasil há mais de 40 anos, a Rexroth está representada no Brasil, além da fábrica em Pomerode, por uma sede em Atibaia, assim como por nove regionais de vendas. Além disto, aproximadamente 70 Distribuidores Autorizados comercializam os produtos da empresa no País. Atualmente a Rexroth emprega no Brasil cerca de 720 colaboradores, sendo cerca de 460 locados em Pomerode.
A Bosch Rexroth AG, uma empresa do grupo Bosch, alcançou, no ano de 2005, com 28.200 empregados, um faturamento de aproximadamente 4,6 bilhões de Euros. A empresa oferece, sob a marca Rexroth, todas as tecnologias relevantes de acionamento, comando e movimento: desde a mecânica, através da hidráulica e pneumática, até a eletrônica, assim como a correspondente assistência técnica. Em mais de 80 países, a Empresa, como um Global Player, é uma forte parceira para 500.000 clientes e um fornecedor abrangente para a automação industrial e fabril, assim como aplicações mobil.