Mercado

Bombeiros ainda não falam em fim de incêndio em Santos

Bombeiros ainda não falam em fim de incêndio em Santos

Os bombeiros conseguiram fechar nesta madrugada três de quatro vazamentos identificados na parte inferior de um tanque de álcool anidro da Ultracargo e tentam fazer o mesmo no de gasolina. “À medida que extinguirmos esses focos, vamos abrindo espaço para acessar os outros”, disse o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues. Não há mais tanques em chamas, mas os bombeiros ainda são cautelosos em falar em previsão de fim do incêndio.

Nesta sexta-feira estava prevista a chegada de técnicos da empresa Williams Fire Hazard Control, que trabalhou no fechamento dos poços na Guerra do Golfo, para auxiliar no estancamento dos vazamentos. Mas o Valor apurou que os técnicos ainda nem chegaram ao Brasil.
“Independentemente disso, penso que quando eles chegarem aqui os bombeiros já terão resolvido, porque são poucos focos”, afirmou Rodrigues, sem precisar quantos.
Somente na quinta foram aplicados quase 50 mil litros de LGE (líquido gerador de espuma), que ajudaram a apagar as chamas em conjunto com as ações de fechamento das válvulas. Continua ininterruptamente o trabalho de resfriamento dos tanques do entorno. Mais de um bilhão de litros de água do mar já foram bombeados.
A temperatura no local baixou bastante e está próxima de 30ºC, por isso não foi necessário usar, na madrugada, o “cold fire”, produto que diminui a temperatura das chamas. Nem o F500, outra espuma específica mais potente.
Também na quinta, a Prefeitura de Santos embargou qualquer atividade da Ultracargo no município. Desde que teve início, no dia 2, o incêndio atingiu seis tanques de um parque com dezenas de reservatórios. Todas as atividades da empresa no município ficam suspensas até que sejam cumpridas as determinações legais para garantir a segurança do local, entre elas, o pagamento de multas que podem chegar a R$ 50 milhões — só pelo município.
A Cetesb, responsável pelo licenciamento ambiental da empresa, deverá recorrer a um decreto federal que prevê sanções no mesmo valor. Após o embargo, a Ultracargo soltou nota afirmando que o terminal funcionou com todas as licenças e autorizações necessárias e que suas operações obedecem todas as legislações, regulações e normas técnicas aplicáveis.

Fonte: (Valor Econômico)

Banner Evento Mobile