Os bombeiros conseguiram fechar nesta madrugada três de quatro vazamentos identificados na parte inferior de um tanque de álcool anidro da Ultracargo e tentam fazer o mesmo no de gasolina. “À medida que extinguirmos esses focos, vamos abrindo espaço para acessar os outros”, disse o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues. Não há mais tanques em chamas, mas os bombeiros ainda são cautelosos em falar em previsão de fim do incêndio.
“Independentemente disso, penso que quando eles chegarem aqui os bombeiros já terão resolvido, porque são poucos focos”, afirmou Rodrigues, sem precisar quantos.
A temperatura no local baixou bastante e está próxima de 30ºC, por isso não foi necessário usar, na madrugada, o “cold fire”, produto que diminui a temperatura das chamas. Nem o F500, outra espuma específica mais potente.
A Cetesb, responsável pelo licenciamento ambiental da empresa, deverá recorrer a um decreto federal que prevê sanções no mesmo valor. Após o embargo, a Ultracargo soltou nota afirmando que o terminal funcionou com todas as licenças e autorizações necessárias e que suas operações obedecem todas as legislações, regulações e normas técnicas aplicáveis.
Fonte: (Valor Econômico)