As principais bolsas do mundo moveram-se pouco e sem rumo definido ontem, com baixo volume de negócios. Os índices oscilaram entre o otimismo trazido pelo recuo das cotações do barril do petróleo e a queda das ações do setor de tecnologia.
Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones fechou em leve alta de 0,25%, a 10.098 pontos. O Standard & Poors 500 ficou praticamente estável, com mínimo avanço de 0,05%, a 1.096 pontos. Já o indicador das ações de tecnologia, o Nasdaq Composto, caiu 0,10%, para 1.836 pontos.
A Cisco Systems, maior fabricante de equipamentos para direcionar o tráfego da internet, ajudou a puxar o Nasdaq para baixo após o banco de investimentos UBS ter diminuído a meta de preço de suas ações.
As principais bolsas da Europa também não saíram do lugar na terça-feira. O alívio na evolução do preço do petróleo descomprime os pregões europeus, mas não existiu nenhuma notícia capaz de catapultar os índices. O volume baixo de negociações ajudou a manter tudo parado. Os negociadores esperam que o mercado permaneça razoavelmente estável nos próximos dias.
“O aumento dos preços do petróleo (visto nas últimas semanas) dificultou a vida das empresas, mas as pessoas parecem estar pensando que pelo menos não piorou”, disse o chefe de vendas de uma corretora.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 moveu-se apenas 0,05% para cima, a 4.407 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve a irrisória oscilação negativa de 0,03%, encerrando em 3.771 pontos. Paris foi apenas um pouco melhor, com o CAC-40 avançando 0,13%, a 3.594 pontos.