Está com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) proposta de implantação do projeto de retrofit do setor sucroenergético, feito pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br).
A proposta foi entregue para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, pela empresária e vice-presidente do CEISE Br, Maria Conceição Ferreira Turini, durante reunião de empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 14/08 em São Paulo.
Na oportunidade, Turini fez um apelo a Coutinho pra que o BNDES viabilize uma linha de crédito específica às usinas de cana-de-açúcar.
Leia mais: Tonielo Filho quer implantar APL de máquinas
Segundo ela, os recursos são para modernização das plantas, para aumentar a eficiência das caldeiras, e com isso ampliar a oferta de energia excedente.
Dessa maneira, a indústria de base e serviços do setor sucroenergético de Sertãozinho, que vem sofrendo com a crise e perdendo postos de trabalho, poderá retomar o crescimento.
Leia mais: Retrofit gera benefícios para o setor
Conforme a assessoria do CEISE Br, o presidente do BNDES se comprometeu a agendar uma reunião com a vice-presidente da entidade, em que devem discutir mais detalhes da implantação do retrofit, como uma das soluções ao enfrentamento da crise do setor sucroenergético.
Segundo Antonio Eduardo Tonielo Filho, presidente do CEISE Br, o projeto de retrofit já foi entregue ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
Para Tonielo Filho, “a solução retrofit e a criação de um Fundo Garantidor são medidas imprescindíveis, no curto prazo, para a retomada de investimentos e recuperação da indústria de base e serviços do setor sucroenergético.”