A Vale do Verdão Açúcar e Álcool conseguiu financiamento de R$ 22,4 milhões, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto, que receberá investimento total de R$ 42,8 milhões, envolve a contrução de uma usina de açúcar e de destilaria de álcool em Itumbiara, com capacidade instalada para esmagar 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano e gerar energia da ordem de 25,7 milhões kilowatts (kWh) por ano.
Com o projeto, serão criados, durante a entressafra, 350 empregos diretos na área industrial e 950 na área agrícola. As obras civis ocuparão área de 7.632 metros quadrados, que comportará toda a estrutura necessária da planta fabril, in laboratório, balança, casa de força, bases para instalação dos equipamentos e armazém para depósito de açúcar.
O projeto prevê a cosntrução de tanque de estocagem de álcool que terá capacidade de 10 mil metros cúbicos. Todos os equipamentos serão nacionais, grande parte de última geração.
A Vale do Verdão é empresa familiar que atua no setor sucroalcooleiro, com sede em Orlândia (SP) e fábrica em Tuverlândia (GO). Foi constituída em 1980 com a produção de álcool anidro e hidratado. A partir da safra de 1992, passou a produzir açúcar.
O setor sucroalcooleiro brasileiro é composto por cerca de 320 unidades industriais. Para a atual safra, a expectativa é de que sejam moídas 450 milhões de toneladas de cana, sendo 379 milhões nas regiões Centro e Sul do país.
Com o lançamento recente de veículos bicombustíveis, o segmento de álcool passa por expectativa favorável, apresentando-se como principal alternativa à gasolina.
Embora o produto não seja expressivo na pauta de exportações brasileiras, sinais de crescimento já vêm ocorrendo devido aos contatos efetuados com os países interessados em substituir derivados de petróleo por fonte limpa.