Mercado

Blocos de comercialização fortalecem os negócios

O processo de concentração das usinas sucroalcooleiras do Brasil,

intensificado a partir de 2000, com a entrada de grupos estrangeiros no país, deu mais ritmo para a comercialização de açúcar e álcool. Com a desregulamentação do setor, observada a partir da segunda metade da década de 90, a formação de blocos de comercialização ganhou mais força, principalmente, nos últimos três anos, o que acelerou os negócios fechados nos mercados interno e externo.

Com mais poder de bala, as gigantes como Copersucar e Crystalsev e empresas como Bioagência, Sociedade Corretora de Álcool —SCA e Central Paranaense de Álcool —CPA, são responsáveis pela comercialização de quase de 50% do volume produzido de álcool no Centro-Sul do país e mais de 30% de açúcar negociado à cada safra na região. A concentração, contudo, é maior no álcool, com quase 100% da produção destinada ao mercado interno.

Confira matéria completa na edição de Agosto do JornalCana.

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