Até a próxima sexta-feira, dia 17, Ribeirão Preto sedia, no Hotel JP, um dos maiores eventos internacionais sobre bionergia, o “9th LAMNET Project Workshop: International Workshop on Bionergy Policies, Technologies and Financing”, (Workshop Internacional sobre Políticas, Tecnologias e Financiamento em Bionergia).
O objetivo do evento é promover o encontro de empresas, universidades, secretarias e governos do Brasil e de outros países como: Alemanha, China, França, Itália, Senegal, África do Sul, Chile e Bélgica, interessados no uso da biomassa, ou seja, no uso de qualquer substância de origem vegetal ou animal que possa ser usada como fonte de energia, enfocando suas políticas, tecnologias e financiamento para um desenvolvimento sustentável.
A biomassa é considerada fonte de energias alternativas, chamadas de limpas, bioenergias que não causam prejuízos ao meio ambiente como por exemplo o biodiesel – óleo diesel de origem vegetal para motores de combustão interna, derivado de fontes renováveis como girassol, palma, mamona, soja e dendê.
O biodiesel ajuda a eliminar as emissões de gás carbônico e de óxido de enxofre lançados na atmosfera pela queima de combustíveis derivados do petróleo. Além dele, outras alternativas de biomassa como o uso do bagaço da cana para a produção de energia elétrica, a produção do carvão vegetal em fornos contêineres, podem reduzir o impacto ambiental, preservando o meio ambiente e proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
Alguns dos temas abordados no LAMNET são: Perspectivas Mundiais para o uso da Biomassa – Experiências na Europa e no Mundo, Políticas da Bioenergia: Leis e Diretrizes; Tecnologias em Bioenergia; Desenvolvimento Rural Sustentável e Agro-Industrial e o Certificado de Desenvolvimento Limpo/Créditos de Carbono através do uso da Biomassa. Dentro desses temas, conferencistas renomados do Brasil e do Mundo estarão apresentando palestras com tópicos específicos de interesse, abordando experiências de empresas e governos.
Entre os conferencistas, estarão presentes nomes como o professor e doutor José Roberto Moreira do CENBIO (Centro Nacional de Referência em Biomassa), convênio que representa o LAMNET no Brasil; Mauro Arce – Secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo; José Goldemberg – Secretário de Estado do Meio Ambiente; Rainer Janssen e Dr. Peter Helm da WIP Germany; Yao Xiangjun do Ministério da Agricultura da China; Miguel Dabdoub da USP de Ribeirão Preto, especialista em Biodiesel , entre outros conferencistas e participantes.
A programação pode ser obtida pelo site do evento: www.bioenergy-lamnet.org ou através do e-mail da assessoria de imprensa do workshop em Ribeirão (programação em português).