Mercado

Biodiesel vai consumir 15 milhões de litros de álcool

O programa de mistura de biodiesel ao óleo diesel deverá consumir 15 milhões de litros de álcool por ano para uma mistura de 2%, segundo Luiz Carlos Correa Carvalho, presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, confirmou na semana passada que o biodiesel será misturado ao diesel e um programa de fomento à agricultura familiar para a produção do combustível a partir da mamona e do dendê está nos planos do governo federal.

Segundo a ministra, o governo está estudando uma proposta de redução de impostos, o que poderá incentivar o programa de mistura do biodiesel no país. O Ministério da Fazenda está a cargo destes estudos, preparando um modelo tributário para a formação do preço do biodiesel. Há um parecer da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), garantindo que a utilização do biodiesel na proporção de 2% não causa problemas ao funcionamento dos motores. A mistura pode chegar até 5% sem prejudicar o desempenho dos veículos.

Os subsídios serão dirigidos à agricultura familiar. No Nordeste, a prioridade será para a produção da mamona e, no Norte do país, para o dendê. O governo estima que cerca de 200 mil famílias rurais participarão deste programa. São famílias que ocupam até 5 hectares e poderão produzir por ano 500 milhões de litros de biodiesel no país.