Mercado

Biodiesel em alta

O biodiesel está em alta nos bastidores de programas, eventos e nos EUA e Europa. A TV Assembléia gravou nesta quinta-feira o programa “Em Discussão – Especial” sobre biocombustíveis, com ênfase no biodiesel. O consultor da Unica, Alfred Szwarc, o deputado estadual Arnaldo Jardim, o presidente da Comissão de Biodiesel da Abiove, Juan Diego Ferrés, o coordenador do Programa de Biodiesel do Cenbio, Oswaldo Martins, e o diretor da Abag, Luiz Carlos Correa de Carvalho participaram da gravação. O programa deve ir ao ar na próxima quarta-feira (12/11), as 21h, nos canais 13 da Net e 66 da TVA.

A USP – Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto – está testando um carro de passeio doado por uma montadora francesa, totalmente movido a biodiesel de soja e álcool. Os testes comprovaram que o veículo é 40% mais econômico e tem rodado 18 quilômetros por litro.

O biodiesel já foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa e está sendo testado pela indústria automobilística da França.

Além disso promoveu no último dia 30 em Ribeirão Preto (SP), o Simpósio de Biodiesel que recebeu aproximadamente 145 especialistas e abordou aspectos tecnológicos da produção, capacidade de instalação da indústria, experiências na produção e uso de biodiesel em tratores, locomotivas, automóveis e motores estacionários, fez comparações entre motores diesel e biodiesel, bem como as emissões de poluentes e aquecimento da temperatura do planeta.

Já o USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos acaba de destinar US$ 960 mil para duas organizações – The National Biodiesel Board e a Universidade de Idaho – para criarem um programa educacional sobre o biodiesel e prover suporte técnico para levá-lo adiante.