Mercado

Biodiesel começa a mover o Brasil

Depois de usado na lanchonete, o óleo ia para o lixo. Agora, vai para um laboratório virar combustível. É o biodiesel, que pode ser feito a partir de óleo vegetal e gordura animal. Substitui o diesel nos motores, sem necessidade de ajustes, e pode até ser mais barato, dependendo do volume produzido no país. A experiência, que já aquece e faz transitar cerca de 100 mil veículos na Alemanha, se encontra em fase de estudos no Ministério das Minas e Energia.

A nova fonte de energia também polui menos. “Permite 98% menos enxofre, responsável por chuva ácida e problemas respiratórios; 78% menos de gases de efeito estufa; e 50% menos de material particulado, que também é responsável por problemas respiratórios”, informou o coordenador do projeto biodiesel, Luciano Bastos.

Se o projeto vingar mesmo, além da gordura vegetal saturada a ser reaproveitada, a agricultura também deve ser beneficiada. O diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Silvério de Paiva Freitas, aponta outras vantagens além dos aspectos ecológicos. “A utilização do biodiesel irá permitir ao País obter ganhos econômicos consideráveis a partir de uma menor cota de importação do diesel e proporcionará oportunidade de desenvolvimento na própria agricultura, com o cultivo da mamona, girassol, milho, algodão, dendê e oleaginosas utilizadas no programa, sempre dependendo de pesquisas e do tamanho do investimento”, frisou.

O governo estadual anuncia que o Rio será o primeiro estado do país a fazer a produção completa do biodiesel, desde plantio à industrialização. A parceria reúne a Secretaria de Ciência e Tecnologia e outros órgãos de pesquisa. O secretário Fernando Peregrino reforçou que a implantação do projeto vai gerar muitos empregos, a começar pelo campo. Segundo ele, até o início do ano os carros da frota pública do estado começarão a rodar com o biodiesel, em fase de testes.

De acordo com o professor Silvério Freitas, a Uenf ainda tem muito a oferecer neste tipo de projeto, mas sua participação ainda é pequena. “Gostaríamos de ter uma participação maior”, ressaltou.

Banner Evento Mobile