Mercado

Biocombustível incentiva governo a dobrar recursos para pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil irá ocupar o espaço que “há muito tempo já devia ter ocupado na economia mundial”. E para isso, ressaltou, é preciso investir em pesquisa. As afirmações do presidente Lula foram feita na tarde da última sexta-feira em Piracicaba, na região de Campinas (SP), quando ele participava da instalação do Pólo de Biocombustível na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo (USP). O complexo irá ampliar a capacidade competitiva do Brasil na produção de energia renovável. Lula lembrou que o mundo caminha para a utilização cada vez maior da energia renovável, que é menos poluente. A tecnologia desenvolvida no Pólo de Biocombustível, segundo ele, tem grande potencial exportador.

O presidente defendeu que para uma Nação ser respeitada e conquistar a sua soberania, é preciso conhecimento tecnológico. Segundo Lula, o país dará agora passos que deveriam ter sido dados há 40 anos: investir em educação e em pesquisa. “É difícil ganhar um jogo quando se está três gols atrás, mas o país está preparado para disputar esse jogo mesmo estando em desvantagem”, disse.

O presidente Lula ressaltou que a nova tecnologia deve ser usada, também, para gerar empregos nas regiões mais pobres do país, como é o caso do semi-árido. “A prioridade é garantir, já que estamos usando recursos da natureza e conhecimento brasileiro, que as pessoas mais pobres desse país, lembradas apenas pela fome e pela miséria, possam conquistar a sua dignidade”, disse o presidente. (Fonte: Agência Brasil)