O assessor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton Vieira, será um dos palestrantes do encontro paralelo da 9ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica, que começou nesta segunda-feira (19) e vai até o dia 30 de maio, em Bonn, Alemanha.
Na quinta-feira (22) Vieira vai falar sobre a consolidação dos biocombustíveis nacionais com base na sustentabilidade. A palestra destaca a importância do desenvolvimento tecnológico para a garantia de ganhos de produtividades agrícola e industrial no setor sucroalcooleiro.
O índice médio de produtividade, em 1970, era inferior a 4 mil litros por hectares de cana cultivada. Hoje, é de aproximadamente 7 mil litros por hectare.
Vieira afirma também que os programas de biocombustíveis devem se basear no tripé econômico, social e ambiental, pelo uso de tecnologias eficientes. “A produção de biocombustiveis deve ser um incentivo ao aumento da atividade econômica em sintonia com a produção de alimentos”, disse o assessor.