Mercado

Biocana completa 18 anos

img2336

A Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, de Catanduva, atingiu a maioridade e completa 18 anos, com um realinhamento estratégico. Em 2010, elegeu a primeira mulher executiva para comandar o trabalho da associação. A associação que nasceu com a proposta de atuar regionalmente, hoje trabalha para minimizar os gargalos da cadeia produtiva em todo o Centro-Sul do Brasil. Entre os associados estão grandes players do setor como Colombo, Virgolino de Oliveira, Cosan, Nardini e São Domingos.

Entre as principais diretrizes da Biocana, estão a profissionalização do setor e a capacitação de pessoas, prova disso são os inúmeros cursos e treinamentos promovidos pela entidade. São desenvolvidas também propostas para solucionar os entraves da logística, além de iniciativas que visam cumprir uma ambiciosa agenda socioambiental, com ações efetivas em questões como a certificação de produtos e o cumprimento da extensa agenda de responsabilidade socioambiental, comunicação com a comunidade e fortalecimento de toda a cadeia produtiva.

A presidente da entidade defende a profissionalização como diferencial para sobreviver à competitividade do mercado. “No setor, não há mais espaço para improviso. Nestes 18 anos, acompanhamos as mudanças tecnológicas e de processos, como a automação da indústria e a mecanização da colheita. Como representante de uma classe empresarial, acredito que é fundamental incentivar a qualificação e a reciclagem das pessoas para que atendam às demandas do mercado de trabalho, que passou a exigir um perfil profissional mais tecnificado, sem se descuidar das questões sociais, ambientais e o desenvolvimento econômico”, explica a presidente.

Atualmente, a Biocana possui 13 Grupos de Estudos voltados para áreas específicas (Compras, Relações Trabalhistas, Treinamento e Desenvolvimento, Transportes, Agrícola, Indústria, Comunicação, Assistentes Sociais Enfermagem, Jurídico, Contabilistas, Segurança do Trabalho e Ambiental), que se reúnem periodicamente para discutir questões comuns a todas as usinas associadas.

Segundo a presidente, além de estimular cursos em todos os setores das usinas, a Biocana apoia e estimula ações de alfabetização de adultos, incentivo à educação formal em cursos dos ensinos fundamental, médio, graduação e pós-graduação. A entidade ainda mantém o projeto Parceria da Biocana, canal de relacionamento junto à cadeia fornecedora. “A proposta do projeto é manter a cooperação entre as usinas associadas e a empresa parceira, buscando a melhoria dos processos nas áreas comercial, industrial, agrícola, financeira e técnica. Aliando a visão empresarial com as soluções e produtos destas empresas, é possível alcançar resultados mais refinados. É uma oportunidade extra de identificar as necessidades das usinas e propor soluções já que este é um canal de aproximação direto que gera desenvolvimento e inovação”, afirma o gerente comercial da Biocana”, Caio Marcio Alves de Souza.

A entidade realiza também projetos que formam jovens profissionais para atuar na agroindústria como o Programa Jovem Aprendiz Rural, iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e aplicado na região em parceria com o Sindicato Patronal Rural de Catanduva, Biocana, APTA.