O Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA – Japan International Cooperation Agency) assinaram um memorando de entendimentos para apoiar as energias renováveis e a eficiência energética na América Latina e Caribe. O objetivo é combater as mudanças climáticas na região. Para isso, serão financiados cerca de US$ 300 milhões nos próximos cinco anos para esses países.
A JICA é uma das maiores agências de ajuda bilateral, com operações em mais de 150 países. A organização ajuda no crescimento econômico e social dos países em desenvolvimento e promove a cooperação internacional. De acordo com a agência, as emissões de gases do efeito estufa na região são relativamente pequenas, mas as estimativas são de crescimento. Além disso, as emissões per capitas na região são maiores que em países como China e Índia.
Pelo memorando, a agência também vai apoiar o Centro de Inovação Energética do BID, lançado no ano passado em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. O centro tem por objetivo ser uma incubadora regional para a cooperação, promovendo a mobilização de recursos e disseminação de conhecimento.