Mercado

Bicombustíveis dominam vendas de automóveis em outubro

A participação dos automóveis bicombustíveis, também conhecidos como flex fuel, vem aumentando no mercado interno de veículos nacionais e importados. Só no mês de outubro, foram comercializadas 88.166 unidades, ocupando 66,7% do mercado. Um mês antes, a participação estava em 65,6%.

Para se ter uma idéia, em relação ao ano passado, a participação desses automóveis cresceu mais que o dobro, confirmando a popularização dos carros movidos tanto a álcool quanto à gasolina. Em outubro de 2004, as vendas dos flex fuel correspondiam a apenas 24,2% do total (30.776 carros).

De acordo com a pesquisa mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgada nesta sexta-feira (04), no período de janeiro a outubro deste ano foram vendidos quase 651 mil automóveis bicombustíveis, volume que supera de longe os cerca de 328 mil registrados no acumulado de todo o ano passado.

Gasolina, álcool e diesel

Quanto aos veículos movidos apenas à gasolina, o estudo revela queda da participação de 67,3%, em outubro do ano passado, para 27,0% no mesmo período deste ano. Já os automóveis a álcool, que a essa altura do ano em 2004 representavam 4,0% das vendas, ficaram com uma pequena fatia de 1,7% em outubro último.

Finalmente, os automóveis movidos a diesel apresentaram uma pequena variação em relação ao último ano, com a participação no mercado interno subindo de 4,5% para 4,6% em um ano. Não houve variação significativa frente a setembro.

Banner Revistas Mobile