Mercado

Beterraba transgênica para reduzir custos na União Européia

Os custos de produção de açúcar na Europa podem cair até 15%, se os produtores de beterraba – matéria-prima para a produção de açúcar – utilizarem o produto geneticamente modificado. A rede BBC reportou que milhares de empregos na Inglaterra podem ser perdidos se o setor de açúcar adotar os transgênicos, de acordo com dados publicados no site SugarOnline, citando a Reuters. Mas se não adotarem a medida, a atividade pode ser tornar cada vez mais inviável por conta dos altos custos.

A entidade British Sugar informou, no entanto, que não há mercado para produtos transgênicos e que os produtores estão adotando medidas de melhorias nas lavouras para torná-las eficientes. Os custos de produção de açúcar são cinco vezes maiores que os do Brasil, os menores do mundo, projetados em 5 centavos de dólar por libra-peso. Os gastos da UE são bem maiores, ultrapassando 22 centavos de dólar por libra-peso.

Os produtores terão de banir o uso de pesticidas utilizadas em exagero nas lavouras de beterraba. Eles têm até março para encontrar uma solução para a utlização de agrotóxicos.