O financiamento à produção brasileira de oleaginosas destinadas à fabricação de biodiesel e a implantação de usinas do setor começam a avançar no País. Na última sexta-feira, o Banco do Brasil e a Petrobras assinaram protocolo de intenções para desenvolver o Programa Brasileiro de Biodiesel.
Estima-se que, em 2008, sejam necessários 800 milhões de litros de biodiesel para atender à mistura de 2% no diesel comercializado, prevista em lei.
O Banco do Brasil vai conceder recursos para financiamento e custeio da produção de oleaginosas, principalmente em regiões do Cerrado – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. Para produtores vinculados ao sistema de agricultura familiar, serão cobrados juros de 8,75% ao ano e, para os que produzem em escala comercial, taxas livres a serem definidas.
O montante dos recursos para os produtores de matérias-primas para o biodiesel ainda não está previsto e vai depender da definição dos pólos produtivos pela Petrobras, segundo o diretor comercial do Banco do Brasil, Sandro Kohler Marcondes. “A implantação das unidades da Petrobras deve demorar cerca de dois anos, período que será necessário também para a identificação da variedade mais adequada para a região e a organização da comunidade em arranjos produtivos locais”, diz Marcondes.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fornecerá as variedades necessárias e assistência técnica aos produtores financiados pelo Banco do Brasil.
A Petrobras está definindo os locais para implantação das unidades de produção de biodiesel, segundo o diretor de Gás e Energia da empresa, Ildo Luís Sauer. “Os primeiros projetos para atender à demanda da BR Distribuidora devem ser no Nordeste. Esta semana, vamos inaugurar planta experimental em Guamaré (RN)”, conta Sauer. A Petrobras vai comprar tanto oleaginosas diversas quanto óleos vegetais.
kicker: Parceria abrange agricultura familiar e comercial. Banco do Brasil vai financiar produção. Petrobras comprará oleaginosas