Mercado

Barrálcool inaugura fábrica de biodiesel

A usina Barrálcool, de Barra dos Bugres (MT), vai inaugurar no dia 14 de novembro sua planta de biodiesel, que foi construída anexa à usina. O investimento no projeto foi de R$ 27 milhões. A tecnologia empregada na planta de biodiesel foi desenvolvida pela Dedini S/A Indústria de Base, de Piracicaba (SP).

A nova planta produzirá o biodiesel a partir de vários óleos e quando estiver se utilizando da rota etílica, ou seja, com a utilização do bioetanol como matéria prima, o biodiesel produzido será 100% ecológico. A capacidade de produção da planta é para 57 milhões de litros anuais.

A construção da planta de biodiesel anexa à usina de açúcar e álcool permite uma perfeita integração energética, além do aproveitamento de outras facilidades existentes no complexo industrial. Essa solução possibilita reduzir cerca de 20% a 25% no investimento quando comparada com uma planta de biodiesel não-integrada.

Além da produção de biodiesel, a planta contempla uma unidade para tratamento da matéria prima, o que possibilita trabalhar com diferentes qualidades, além de ter um parque de estocagem para matéria prima, produtos e subprodutos, unidade de carregamento e descarregamento, tudo isso, interligado, comandado e controlado por um sistema supervisório.

O grupo fez parceria com produtores de agricultura familiar para a compra de parte da matéria-prima , o que habilitará a Barrálcool a receber o Selo Social.

Para o evento de inauguração, a Barrálcool convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governador do Mato Grosso Blairo Borges Maggi.