Mercado

Barra Bioenergia terá capacidade para abastecer cidade com 1,2 milhão de habitantes

A nova unidade termoelétrica de biomassa do Grupo Cosan, a Barra Bonita Bioenergia, é uma das maiores do Estado e tem potencial para produzir energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar para as residências de uma cidade com cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes quando completada todas as etapas.

A companhia obteve, em julho deste ano, a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início das operações comerciais da termoelétrica. Nesta primeira fase, foram instalados dois turbo geradores de 33 MW de potência cada. Já para a segunda etapa, serão dois turbo geradores de 35 MW de potência. Ao final, a potência total da Barra Bioenergia será de 136 MW.

Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho Administrativo da Cosan, explica que este projeto está alinhado à missão do Grupo Cosan de prover energia cada vez mais limpa e renovável para melhorar a vida das pessoas. “A Barra Bioenergia contribuirá de maneira importante nas necessidades de consumo de energia elétrica limpa e ambientalmente equilibrada”, conclui.

Em linha com sua preocupação na adoção de práticas alinhadas à sustentabilidade, a companhia utilizou, em todas as caldeiras de alta pressão, equipamentos de controle de poluição (ECP) definidos pela legislação brasileira.