Mercado

Bandepe mostra a civilização que a cana criou em Pernambuco

O Instituto Cultural Bandepe, do Banco do Estado de Pernambuco, está realizando até o próximo domingo, 24 de novembro, a mostra Açúcar, a Civilização que a Cana Criou. A exposição acontece no Espaço Cultural Bandepe, situado no Recife Antigo.

Segundo Carlos Eugênio Trevi, coordenador da mostra, este é um esforço para lembrar a estudantes e ao grande público a importância do primeiro ciclo econômico do Brasil.

A exposição é rica em gravuras, quadros, esculturas, objetos da época, fotos, poesias, bustos e retratos dos precursores da cana, incluindo os senhores de engenho e seus trabalhadores, escravos.

O Instituto Cultural Bandepe editou um livro com o mesmo nome da mostra. Com impressão e encadernação de luxo, o livro é uma verdadeira história do ciclo inicial da cana no Brasil e mergulha o leitor no passado. Vale a pena conferir. Bem editado e ricamente ilustrado, o livro mostra que o açúcar sempre foi o sal da terra pernambucana. Mostra o negro na sociedade de então, a arquitetura nos antigos engenhos de açúcar de Pernambuco e aborda até mesmo as poesias da época e a aristocracia do açúcar. Há até mesmo um capítulo especial sobre a doçaria pernambucana. Exemplares do livro estão à venda na exposição, por R$ 30,00.

Banner Evento Mobile