Mercado

Banco de investimento associa-se a grupo de usinas

O banco de investimentos americano Goldman Sachs Group Inc. formalizou sociedade com a Santelisa Vale SA, nova empresa formada a partir da fusão entre a Santa Elisa, Vale do Rosário e outras três usinas paulistas. A fusão está em fase final de conclusão, segundo Cícero Junqueira Franco, porta-voz da B5, holding que controla as usinas. A nova empresa nasce com uma moagem de 18,5 milhões de toneladas.

O Goldman Sachs entra com uma participação de cerca de 15%, após um aporte de cerca de R$ 400 milhões. Os recursos do Goldman serão utilizados para quitar dívidas contraídas quando a Santelisa foi criada, pela fusão de cinco usinas de açúcar brasileiras, disse a fabricante de açúcar e etanol em comunicado. As usinas são controladas pelas famílias Biagi e Junqueira, que em fevereiro passado aceitaram realizar uma fusão.

Segundo o comunicado da Santelisa, o investimento do Goldman traz a

capacidade de alavancarmos nossos projetos de crescimento nos próximos anos. A empresa também controla 72% da Cystalsev, a segunda maior cooperativa comercializadora de açúcar e etanol do Brasil.

Atualmente, a Santelisa está sediada em Sertãozinho, no norte de São Paulo, Estado que é o maior produtor de açúcar e etanol do Brasil. Executivos da empresa ainda não decidiram onde ficará sede permanente da empresa. A dimensão da participação minoritária do Goldman na nova empresa não foi revelada.