A Bahia Bio, indústria sucroalcooleira localizada em Lajedão (BA), anunciou um investimento de R$ 80 milhões para ampliar a capacidade produtiva da sua usina de bioenergia.

O projeto visa modernizar a infraestrutura, aumentar a eficiência industrial e fortalecer a produção de etanol, impulsionando o setor de biocombustíveis no estado.

Bahia Bio: expansão da produção e geração de empregos

O investimento conta com R$ 39,6 milhões em financiamento do Banco do Nordeste (BNB) e permitirá que a usina processe mais de 550 mil toneladas de cana-de-açúcar já na safra 2025/26.

A expectativa é gerar mais de 500 empregos diretos e fomentar a economia regional, beneficiando produtores rurais e fortalecendo a cadeia do agronegócio.

A usina, adquirida em 2023 pelos empresários Adalberto Pinto e Ed Wander Pinto, tem um plano de expansão ambicioso.

Com uma área disponível para cultivo suficiente para 2 milhões de toneladas de cana, a empresa projeta moer 1 milhão de toneladas na safra 2026/27, alcançando uma produção de 90 milhões de litros de etanol e atingindo sua capacidade total.

Crescimento no setor de biocombustíveis

Segundo Ed Wander Pinto, a expansão da Bahia Bio traz novas oportunidades de negócios e fortalece o desenvolvimento econômico local.

“Acreditamos na geração de oportunidades com estratégias de planejamento seguro e viável. O projeto tem reverberado junto à comunidade local, trazendo um novo entusiasmo para investir e criar um ciclo de desenvolvimento”, destaca Ed Wander Pinto

O Banco do Nordeste reforça a importância dos investimentos no setor de biocombustíveis, que aliam crescimento econômico e sustentabilidade.

“Os financiamentos na indústria baiana estão crescendo, acompanhando o desenvolvimento da economia e as iniciativas dos governos Federal e Estadual. É essencial que esse crescimento ocorra de forma sustentável, beneficiando tanto as empresas quanto o meio ambiente”, afirma Pedro Lima Neto, superintendente estadual do BNB na Bahia.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência