Mercado

Aumento do preço do álcool é ´coisa passageira´, diz Sindicom

O vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Anísio Vaz, afirmou, nesta quinta-feira, ser comum, neste época do ano, o aumento do preço do álcool nas usinas e postos. Para ele, os consumidores já deveriam estar acostumados com a variação, que se se deve às oscilações nos preços dos produtos agrícolas durante a entressafra.

– O consumidor vai ao mercado, vai à feira e verifica que a abóbora está mais cara, a cenoura está mais barata. Todos os produtos têm safra e entressafra, períodos de maior ou menor oferta. Durante muitos anos, vem sendo assim também com o preço do álcool, mas parece que as pessoas ainda não se acostumaram com essa elevação a partir de dezembro – disse.

Segundo Vaz, neste ano a alta esteve além do esperado – R$ 0,10 a R$ 0,12, em média – devido ao aumento da procura do álcool, pois os consumidores, no final de 2006, viajaram mais de carro e menos de avião. Com a demanda anormal, as distribuidoras precisaram buscar mais combustível nas usinas. Algumas estavam fechadas, mas as que estavam funcionando, aproveitaram para vender por preço acima do praticado.

Vaz garantiu que o aumento se trata de “coisa passageira”, e que existe álcool suficiente até o fim da entressafra, em abril.