Mercado

Aumento da gasolina pode impulsionar etanol, diz ministro

img2875

O governo estuda um aumento para a gasolina, segundo declaração do ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, que recordou que há nove anos não há elevação dos preços na bomba.”O governo gostaria que se esperasse um pouco mais, porém a necessidade é tão grande que o governo pode ceder.A possibilidade de haver um reajuste este ano existe, mas não existe a decisão”, disse Lobão, ressaltando queo reajuste ajudaria também o etanol a ser mais atrativo.

Para ele, é preciso ajudar o etanol porque o mercado precisa produzir cada vez mais e “os produtores se queixam dos preços, que são muito baixos em razão exatamente do preço da gasolina, que está muito baixo”, afirmou.

Segundo o ministro, a avaliação sobre o reajuste vem sendo feita constantemente pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério das Minas e Energia. A notícia foi declarada cinco dias após a Petrobras registrar seu primeiroprejuízo trimestral em 13 anos, que chegou aR$ 1,6 bilhão. “Por isso, o governo não vê outra saída para socorrer a Petrobras senão um aumento do preço dos combustíveis. Em 2011, quando foi suspensa a cobrança da Cide (imposto) sobre o combustível para o aumento não chegar à bomba, a iniciativa não compensou o prejuízo”, revelou.