Mercado

Aumenta área de cana no noroeste de SP

A área plantada com cana-de-açúcar cresceu 28,7% nos últimos dois anos, no noroeste de São Paulo, expandindo, sobretudo, sobre as lavouras destinadas à citricultura e pecuária. O levantamento, feito pela Agricampus Consultoria com dados do IBGE e Secretaria de Agricultura do Estado, mostra que os canaviais em 24 municípios da região subiram de 26,7 mil hectares para 34,5 mil hectares. No mesmo período, os pomares foram reduzidos em 4,4%, para 46,1 mil hectares, e as pastagens mantiveram a área em 424 mil hectares.

“A área para cana está expandindo porque os produtores são racionais”, diz Ricardo Perina, da consultoria e professor convidado da Esalq. Segundo ele, os pecuaristas estão arrendando suas terras para o plantio de cana e estão migrando para o Centro-Oeste do país. “No caso da laranja, muitos deixaram a atividade preocupados com a produtividade, hoje comprometida por causa da morte súbita”, afirma.

O professor lembra que os investimentos para cana também são menores, o que reforça a aposta nos canaviais. Para um hectare de cana, o investimento é de R$ 2.122,23. Para a laranja, os recursos são três vezes maiores, de R$ 7.892,27. “A remuneração é maior na laranja, mas os riscos também”, diz.

Banner Evento Mobile