Os estudos sobre o impacto ambiental referente à implantação da Usina Laranjay Agroenergia, em Navaraí, MS, serão discutidos em audiência pública, nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, no auditório do salão paroquial do município.
A unidade, que pertence ao grupo Nova América, está em processo de licenciamento ambiental. O projeto da usina prevê uma capacidade de moagem anual de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O investimento é da ordem de R$ 290 milhões.
A fábrica, que será construída numa área de 242 alqueires da Fazenda Jequetibá, na bacia hidrográfica do Rio Paraná, deverá entrar em operação na safra 2009/10 e produzirá 70% de açúcar e 30% de álcool. A capacidade de cogeração de energia a partir do bagaço da cana será de 270 mil MW/h, cujo excedente ainda não calculado será vendido ao sistema nacional.
O Grupo Nova América possui usinas de açúcar e álcool, companhias agrícolas que produzem cana, laranja e grãos em lavouras temporárias, fábrica de sucos, terminal de embarque marítimo, trading, uma Fundação e a Holding que centraliza os recursos financeiros e dá suporte administrativo às unidades.