Mercado

Audiência debate impacto da instalação de usina em MS

Uma audiência pública promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente apresenta nesta quarta-feira (26) o Estudo de Impacto Ambiental referente ao empreendimento Monteverde Agro-energética S/A, cogeração de energia, a ser implantado no município de Ponta Porã.

A Audiência Pública tem como objetivo divulgar informações, recolher opiniões, críticas e sugestões de segmentos da população interessada na implantação. Por isso os moradores estão convidados. O evento será realizado a partir das 19 horas de hoje no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted).

A audiência servirá para o debate sobre o licenciamento e a apresentação do estudo de impacto ambiental, abordando os aspectos positivos e negativos referentes ao empreendimento que deverá ser instalado na usina de produção de açúcar e álcool da Monteverde Agro-energética.

De acordo com o projeto elaborado pela empresa, em seu pleno funcionamento, a usina produzirá energia elétrica para consumo próprio, com um excedente de 106.700 MWh para exportação, bem como alcançará o processamento anual de 2 milhões de toneladas de cana, produzindo 100 milhões de litros de álcool e 2,7 milhões de sacas de açúcar por ano. Estima-se que serão criados aproximadamente 2 mil empregos na região e serão arrecadados cerca de R$ 29 milhões por ano em impostos.

O bagaço, subproduto do processamento da cana, será queimado em caldeira para produção de vapor que será utilizado no processo industrial e para a geração de energia elétrica, em processo de cogeração.

A previsão é de que, ao final da primeira etapa de instalação, a usina terá 2 turbogeradores de 20 MW de capacidade cada um. Serão gerados anualmente 150.000 MWh de energia elétrica dos quais 43.300 MWh serão consumidos na própria usina e o excedente será disponibilizado para a venda à concessionária de energia elétrica.