A Unica divulgou que a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima alcançou desde o início da safra 2011/2012 até final de outubro, 137,83 kg por tonelada de cana-de-açúcar, 2,70% inferior aos 141,66 kg obtidos na safra anterior no mesmo período.
O mesmo índice alcançou 138,27 kg na segunda metade de outubro, marca 13,92% inferior a marca dos primeiros 15 dias do mês (160,63 kg) e 11,66% menor que a verificada na segunda quinzena de setembro (156,52 kg).
“Isso porque a tendência é que o teor de ATR siga seu padrão histórico, caracterizado por um contínuo declínio ao final da safra. Assim, era natural que o forte aumento verificado nas quinzenas anteriores fosse acompanhado por um recuo no período subsequente,” comenta Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.
A Unica informa ainda que essa variação na concentração de ATR entre as quinzenas foi mais intensa devido às paradas das unidades produtoras ocorridas ao longo do mês, o que influenciou o cálculo do ATR do produto. “Porém, na prática, a redução da quantidade de sacarose na cana-de-açúcar não foi tão grande assim, de uma quinzena para outra,” acrescenta o executivo.