Mercado

Asplan realiza assembleia com fornecedores paraibanos

Os produtores de cana ligados à Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) participaram, nesta quinta-feira (2), de uma assembleia para discutir as novas regras para o recebimento da subvenção do Governo ao setor canavieiro do Nordeste.

O encontro, realizado na sede da associação, em João Pessoa, PB, também serviu para atualizar o cadastro dos fornecedores, uma das exigências para o recebimento da subvenção. Segundo o presidente da Asplan, Raimundo Nonato, a reunião foi importante para esclarecer os fornecedores que moram em regiões mais distantes.

Para receber a subvenção, uma das exigências é a negatividade do fornecedor no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), apesar da luta da Asplan e de entidades do Nordeste pela não obrigatoriedade. “A classe se mantém mobilizada para encontrar saídas judiciais ou políticas para que os pequenos produtores não sejam prejudicados por conta dessa cobrança”, diz Nonato.

Na oportunidade, Nonato falou sobre as boas perspectivas para os mercados de açúcar e etanol. Segundo o dirigente, a redução de produção dos canaviais não atingiu apenas o Nordeste. O Centro-Sul também sofreu avarias, devido a problemas climáticos. “Além disso, a Índia voltou a importar açúcar. Com isso, o mercado no exterior deve melhorar e atrair o álcool para esta valorização”, disse.