Mercado

Asplan prorroga prazo de recadastramento para 31 de março

A Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) prorrogou para dia 31 de março o prazo para que os associados atualizem seus cadastros e viabilizem o recebimento da medida de subvenção garantida pelo Governo Federal aos fornecedores de cana-de-açúcar do Nordeste brasileiro, penalizados na última safra.

A data foi adiada porque, até segunda-feira (16), pouco mais de 700 produtores haviam atualizado seus dados, o equivalente a metade dos associados à Asplan. O prazo iria até sexta-feira (20). A atualização está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h, na rua Rodrigues de Aquino, nº 267, Centro de João Pessoa, PB.

De acordo com a gerente-administrativa da Asplan, Kiony Vieira, foram montadas comissões compostas por colaboradores de vários setores da Associação, para agilizar e otimizar o trabalho. Uma das atribuições da equipe de plantão será a de colher assinaturas nas declarações dos associados sobre o quantitativo de moagem na safra 2008/09.

“Outras comissões estão responsáveis pelo encaminhamento de correspondências ao Sindicato da Indústria do Álcool da Paraíba e às unidades industriais, solicitando notas fiscais para comprovar a moagem da cana dos associados na referente safra, que é uma das exigências para liberação da medida de subvenção”, informou Kiony.

Simultaneamente ao processo de recadastramento, outro grupo de funcionários também é encarregado de encaminhar, semanalmente, todos os dados coletados para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Paraíba, órgão federal que comparará os dados dos associados.

“Após a comparação dos dados dos associados da Asplan ser confirmada, a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) poderá viabilizar a liberação da subvenção concedida através da MP 449/2008, e que consiste no pagamento do valor de até R$ 5,00 por tonelada de cana, já moída ou não, referente à safra 2008/09, e que atinja até 10 mil toneladas por produtor”, disse Kiony.