Mercado

Asplan integra Comitê das Bacias Hidrográficas da Paraíba

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) participará da 2ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas da Paraíba, dia 26 de setembro, na sede da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em João Pessoa, PB.

Na primeira reunião do Comitê, realizada na semana passada, a Asplan foi representada pelo vice-presidente da entidade, Pedro Jorge Coutinho, e pelo dirigente Juscelino Tavares. Eles integram o Comitê das Bacias do Litoral Sul, Litoral Norte e do Rio Paraíba, que abrangem a zona canavieira do Estado.

A pauta do último encontro foi a bacia interestadual Piranhas Açu, que compreende as divisas entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi apresentado um projeto que trata dos principais problemas e soluções de ordem estrutural e econômica para a bacia. O projeto foi enviado para apreciação dos membros do Comitê pelo vice-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Sousa, que também é membro titular da Bacia Piranhas Açu.

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba funciona como um Parlamento das Águas, onde a sociedade civil, usuários de recursos hídricos e órgãos gestores estão inseridos na Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, através de uma Gestão Participativa, podendo decidir como, quando e de que forma as águas do Estado devem ser utilizadas. Ele compreende as Bacias do Litoral Norte, Litoral Sul, Rio Paraíba e Piranhas-Açu.

Bacia Piranhas-Açu

A Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, inserida no clima semi-árido nordestino, possui uma área de drenagem de 43.681,50 Km². Contempla 147 municípios, sendo 45 municípios no Rio Grande do Norte e 102 municípios na Paraíba. Conta com uma população total de 1.363.802 habitantes, sendo 914.343 habitantes (67%) no Estado da Paraíba e 449.459 habitantes (33%) no Rio Grande do Norte.