Mercado

Asplan capacita fiscais para análises de cana-de-açúcar

A Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) capacitou e admitiu 19 fiscais para acompanhamento do processo de moagem de cana-de-açúcar nas nove usinas da Paraíba. O treinamento foi realizado de 28 de julho e 1º de agosto, na sede da Associação, em João Pessoa.

Normas e procedimentos que regulamentam toda a etapa de análise da matéria-prima no laboratório das unidades Industriais e noções de informática foram o foco das aulas teóricas e práticas, com duração de 40 horas.

As orientações foram transmitidas pela instrutora do Departamento Técnico (Detec) da Asplan, Marlene Maria de Lima, sob a coordenação do agrônomo e técnico da associação, Fetimendes Alves Cambuim.

No dia 12 de agosto, cinco fiscais iniciaram os trabalhos de acompanhamento nas usinas Japungu e Agroval que já começaram a moer. As outras unidades do estado devem iniciar a safra a partir de 1º de setembro. O trabalho dos fiscais terá a supervisão diária da instrutora Marlene.

De acordo com o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, o serviço beneficia 1,34 mil fornecedores de cana-de-açúcar do Estado. “Esse é mais um subsídio que oferecemos aos nossos associados, para que a qualidade da matéria-prima fornecida por eles possa ser avaliada com precisão, utilizando a fórmula da ATR (Açúcar Total Recuperado), sem perdas em termos de remuneração”, disse.