Mercado

As estrelas dos setores

A Petrobras é pela segunda vez a campeã setorial nos seis anos de Valor 1000. Trata-se não só da maior companhia do seu setor, como também de todo o ranking – teve, em 2005, receita líquida de R$ 105,8 bilhões. Tamanho é quesito importante – conta pontos em dobro –, mas não suficiente para ser campeã. A Petrobras chegou ao topo com 57 pontos, 20 deles por ser a primeira em receita. Mas precisou reunir os pontos obtidos também em crescimento sustentável, margem da atividade, geração de valor e cobertura de dívidas para sagrar-se a número 1 em eficiência. Das 27 campeãs desta edição, apenas seis são também as maiores em seus setores: Coamo, Hospital Albert Einstein, Petrobras, Sabesp, Telemar e WEG. A menor companhia entre todas as 27 mais eficientes é a Leo Madeiras, com receita líquida de R$ 199,2 milhões, colocada em 911º lugar no ranking. Sem estar entre as maiores, a companhia teve de brilhar em seis dos oito quadros de classificação para sair vencedora em Comércio Varejista.

Nesta edição, há 14 estreantes no time de campeãs: Coca-Cola Femsa, Gol Linhas Aéreas, Leo Madeiras, Owens-Illinois Brasil, Piraquê, Providência, Rigesa, Samarco, Semesa, Telemar, Unicafé, V&M Tubes, Visanet e White Martins Nordeste.

Na história de Valor 1000 há assíduas freqüentadoras na lista de destaques. Duas são pentacampeãs: Hospital Albert Einstein e WEG. Outras duas são tetracampeãs: Semp Toshiba Amazonas e Souza Cruz. Hospital Albert Einstein, WEG e Semp Toshiba Amazonas estão também entre as campeãs nesta edição. Há ainda sete tricampeãs, 23 bicampeãs e 70 campeãs.