Mercado

Área de cana terá de ser aumentada

A microusina tem capacidade para destilar de 1,2 mil a 1,5 mil litros por dia. Mas a quantidade de cana plantada existente – 10 hectares – é insuficiente. Aos poucos, a cultura da cana será introduzida na região para que atinja 80 hectares.

– Os produtores poderão tornar a propriedade auto-sustentável. A ponta e o bagaço servem para alimentar o gado, a palha serve de adubo, e o resíduo da usina, como fertilizante – comenta Darci Colbek.

Enquanto os produtores não definem como vão comercializar o álcool, o rendimento do produto é aprovado em seus veículos: um Corcel 2, um Del Rey, um Chevette e um Gol. Eles só poderão repassar o combustível a distribuidoras.

– Hoje dá para produzir álcool nos fundos de casa. Nossa esperança é que a cana gere lucro – afirma José de Lima, outro associado.