Mercado

Araçatuba terá estaleiro para comboios de etanol

Araçatuba, no interior paulista, foi o município escolhido pelo Consórcio Rio Maguari para a inmstalação de um estaleiro que fabricará 20 comboios, licitados pela Transpetro, que escoarão etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. O estalaeiro custará US$ 270 milhões. Outros US$ 90 milhões serão investidos na fabricação dos comboios.

O Consórcio Rio Maguari é formado pelo Estaleiro Rio Maguari, SS Administração e Estre Petróleo. Os 20 comboios serão compostos por 80 barcaças e 20 empurradores. O escoamento do etanol será feito até a refinaria de Paulínia. De lá, segue por dutos até os portos de São Sebastião, SP, e Ilha D´água, RJ.

A Hidrovia Tietê-Paraná integra o Programa de Logística Integrada de Escoamento de Etanol da Petrobras, que inclui a construção de dutos, centros coletores e terminais ao longo da hidrovia. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê o transporte de etanol pela hidrovia a partir de 2013.

Segundo a Transpetro o transporte hidroviário é duas vezes e meia mais barato do que o rodoviário. O projeto pretende suprir as dificuldades logísticas enfrentadas pelo setor sucroenergético. Cada barcaça substitui 180 caminhões e tem capacidade para transportar 7,2 milhões de litros de etanol.

Este meio de transporte consome quase 75% menos combustível, para uma mesma carga transportada. Já na redução de CO2, esta chega a dois terços com o uso da hidrovia. Segundo cálculos da Transpetro, uma barcaça dessa ocupa 150 metros do leito de um rio e 180 caminhões utilizam 24 quilômetros de estrada.