O Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar e Álcool (Gatua) realizará nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Araçatuba, SP, seu 2º Encontro Anual. O Gatua, formado por mais de 120 usinas de 10 Estados brasileiros, conseguiu um crescimento significativo em pouco mais de dois anos de existência, que deu origem ao Gatua Norte, formado por usinas dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia, e o Gatua Sul, compreendendo as usinas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
O fundador do grupo e coordenador nacional, Carlos Alberto de Barros, gerente de Informática da Açúcar Guarani S/A, salienta a importância do Gatua como um canal de troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos. “Mesmo com pouco tempo de vida, nosso grupo consegue hoje oferecer aos seus membros um universo imenso de ‘consultores’ gratuitos. Quando alguém tem algum problema, basta lançá-lo em nosso fórum de discussão e, em menos de cinco minutos, várias dicas, sugestões, indicações, opiniões e orientações são oferecidas pelos demais membros, a custo zero”.
Para ele, é importante também ressaltar a força que um grupo, como esse, potencializa entre seus membros e o mercado. “Depois da formação do Gatua, os fornecedores passaram a nos tratar de uma forma bem mais cuidadosa e profissional, pois sabem que por conseqüência de qualquer descuido, a repercussão poderá ser desastrosa para seu produto ou sua marca”, afirma. Segundo ele, é necessário considerar o imenso poder do grupo, caso haja uma atuação conjunta para a realização de compras por meio de consórcio.
Em suas reuniões bimestrais, são apresentadas palestras com alta qualidade técnica. Antes da formação do grupo, seus participantes teriam que procurá-las em congressos e cursos realizados somente nos grandes centros, a um custo considerável. Carlos Barros lembra que “ninguém paga nada para participar do Gatua. “Não temos mensalidade nem outra taxa qualquer. Basta atuar na área de TI em uma empresa do setor de açúcar e álcool e participar das nossas reuniões”. Na coordenação do Gatua Norte está o gerente de TI do Grupo Coruripe, de Alagoas, Petrúcio Barros.
Além das reuniões bimestrais, realizadas simultaneamente pelos dois segmentos do grupo (Gatua Norte e Gatua Sul), existe um encontro anual, realizado sempre no mês de novembro. O primeiro aconteceu no ano passado, em Maceió, AL, e em 2005 será em Araçatuba, SP. Para esse evento, foi montada uma grade de palestras atendendo aos anseios das empresas participantes, e que serão ministradas pelos maiores especialistas dos assuntos hoje disponíveis. Haverá também uma pequena feira, formada por empresas fornecedoras de soluções e equipamentos voltados para o setor, dentro da área de informática, que deverá somar qualidade ao evento.
A programação inclui diversas palestras técnicas e conceituais sobre vários assuntos (específicos do setor ou gerais), além de palestras de interesse que extrapolam o próprio grupo, como a do prefeito de Sud Mennucci, Celso Torquato Junqueira Franco, sobre o projeto “Wireless para todos – Um modelo para o Brasil”, implantado com sucesso no município, que foi inclusive e objeto de reportagens de órgãos de comunicação do Brasil e outros países.
Encerrando com chave de ouro o evento, no último dia, está reservada uma atividade cultural e de lazer: um passeio de barco, com almoço a bordo, pelo Rio Tietê, mostrando a beleza desse rio, mais conhecido pela poluição em seu trecho na capital do Estado de São Paulo.
Para outras informações sobre o Gatua, poderá ser acessado o site www.gatua.com.br, onde está disponível toda a programação do Encontro e orientações sobre as inscrições. Contatos podem ser feitos também pelo telefone (17) 3280.1026, com Carlos Barros, coordenador nacional do Gatua.