Mercado

Aproximação política com americanos em andamento

A Comissão de Agricultura do Senado Federal decidiu iniciar uma aproximação com o Congresso dos EUA para tratar da política americana para os biocombustíveis, sobretudo etanol. Na pauta, negociações bilaterais para a redução gradual das tarifas impostas ao etanol brasileiro nos EUA e a eventual criação de uma cota crescente para o produto nacional livre das tarifas.

Por iniciativa do presidente da subcomissão de Biocombustíveis, senador João Tenório (PSDB-AL), os parlamentares brasileiros devem formar uma comitiva para visitar e recepcionar os colegas americanos dedicados ao tema. “É uma primeira iniciativa para transformar os debates em algo institucional”, afirma Tenório. A sugestão surgiu ontem durante reunião com o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel.

Tenório foi um dos poucos parlamentares brasileiros a participar, em Brasília, de um encontro fechado com o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, co-presidente da Comissão Interamericana de Etanol (CIE) e irmão do presidente americano George W. Bush. “Estamos muito preocupados com a rapidez do avanço na produção da cana e na construção de novas usinas sem o devido respaldo de um aumento no consumo do etanol”, diz.