Mercado

Aprovada subvenção para produtores de cana do Nordeste

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a emenda de Nº 45, da Medida Provisória 472/2009, que concede incentivo fiscal aos produtores canavieiros de toda região Nordeste. Segundo a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, a aprovação na última sexta, será de fundamental importância para minimizar os prejuízos e contribuir para que os pequenos produtores paraibanos sobrevivam ao atual período de estiagem, cujas perdas já são percebidas com a redução de quase 20%.

A liberação dos recursos, que consiste no repasse de R$ 5,00 por tonelada de cana-de-açúcar aos pequenos produtores de cana do Nordeste referente à safra 2009/2010, atingindo até 10 mil toneladas por produtor, será realizada ainda em 2010 e no início de 2011, sendo o pagamento referente à produção entregue às usinas a partir do dia 1° de agosto de 2009.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Raimundo Nonato Siqueira, lembra do relato de diversos produtores prejudicados com a falta da chuva. “A subvenção do Governo Federal deve minimizar os estragos que a seca está causando nas lavouras e atenuar a situação dos produtores”, diz.

Para ele, essa ajuda é realmente emergencial e significativa para auxiliar os pequenos fornecedores de cana-de-açúcar nordestinos no investimento dos tratos culturais. “Isso é importante porque na Paraíba, entre os pequenos produtores, sem dinheiro para investir em projetos de irrigação, a tradição é esperar pela chuva e nesse momento de estiagem, acabam prejudicados. Com os recursos, eles poderão investir em tratos culturais, fortalecendo a safra, já que sem chuva a plantação está tendo dificuldade para desenvolver-se”, explica Nonato, que agradeceu a sensibilidade do presidente Lula com uma questão tão importante para os produtores nordestinos.