A obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel em todo o óleo diesel consumido no Brasil, que entrou em vigor no último dia primeiro, vai gerar economia de divisas na ordem de até R$ 1,5 bilhão por ano, devido à redução das importações de óleo diesel. A nova mistura não se aplica ao óleo diesel marítimo.
Segundo o estudo realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), cada litro da nova mistura diminui em 3% a emissão de CO2, além de reduzir também a emissão de material particulado. Em novembro, foi realizado o primeiro leilão para atender à mistura de B5. Foram adquiridos 575 milhões de litros de biodiesel.
O biodiesel é considerado excelente “aditivo verde” com baixos teores de enxofre, como o diesel S50, já utilizado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife e nas frotas cativas de ônibus dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dados dos fabricantes d! e auto-peças atestam que 2% de biodiesel adicionados ao diesel seriam suficientes para aumentar em cerca de 50% a lubricidade do combustível. Desde que a mistura B2 começou a ser utilizada, em janeiro de 2007, a ANP vem garantindo o abastecimento de biodiesel em todo o Brasil. Desde 2005, a Agência realizou 16 leilões para venda do combustível pelas unidades produtoras.
A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira é reconhecida internacionalmente como um caso de sucesso em matéria de uso de combustível renovável em larga escala. Em 2009, a produção chegou a 1.291.800 bilhão de litros.