O investimento na ampliação do Canal do Panamá, obra orçada em US$ 5,25 bilhões, vai ter forte impacto para o setor portuário do Maranhão. A avaliação é do embaixador do Panamá, Juan Bosco Bernal, durante visita a São Luís, acompanhado da consulesa, Glorisabel Garrido Thompson Flores, na semana passada. O governo do Panamá quer explorar as possibilidades de parcerias com empresas, governo e empresários maranhenses que tendem a surgir com a ampliação do Canal do Panamá, projeto em fase de licitação no seu país, segundo informou. Na ocasião da visita, o embaixador reuniu-se com o governador, José Reinaldo Tavares, visitou o porto do Itaqui e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) e participou de um encontro com empresários maranhenses na Federação das Indústrias do Maranhão, onde apresentou o projeto de construção de ampliação do Canal do Panamá. “Existem áreas de interesses comuns como o setor portuário, biocombustível e agronegócio que podem ser de interesse para o estado e para o Panamá”, afirmou o embaixador. A visita dos empresários maranhenses ao Panamá, destacou Bernal, vai servir para que possam perceber o que o país pode oferecer como uma plataforma de logística a serviço do estado. A ampliação do canal deve ser concluída dentro de oito anos e constitui num complexo de eclusas que visa dobrar a capacidade de movimentação de cargas.
Mercado
Ampliação do Canal do Panamá vai ter forte impacto para os portod do Maranhão
Mais Notícias
Mais artigosMilho
Cerradinho anuncia expansão de unidade de etanol de milho
Unidade industrial de Chapadão do Céu (GO) da Cerradinho Bioenergia receberá investimentos de R$ 140 milhões
Biometano
Copersucar aposta em novos biocombustíveis e mira expansão sustentável
Biometano e biobunker entram na pauta, com inspiração no case da Usina Cocal, que conta com parte da frota abastecida pelo biocombustível
RenovaBio
Etanol importado dos EUA poderá emitir CBIOs; saiba mais aqui
Emissão de CBIOs por etanol comprado dos EUA está em certificado liberado pela ANP
Logistica
Terminal recém-inaugurado pela LDC pode receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia
Terminal da LDC se tornará um novo modal logístico para as usinas localizadas no Centro-Sul do país, ao permitir o escoamento da produção de açúcar ao Porto de Santos via modal ferroviário
Mercado
Conheça as usinas que fabricam açúcar orgânico e podem ser prejudicadas com "tarifaço"
Com as novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, a taxação do produto pode chegar a 98%
Administração
Como a Usina São Manoel dobrou lucro na safra 2024/25?
Usina fecha safra 2024/25 com lucro líquido de R$ 216,8 milhões e reforça investimentos em eficiência e sustentabilidade diante das incertezas para 2025/26