Mercado

Amitech mostra os benefícios dos tubos de PRFV

Mais de 150 pessoas puderam conferir, no final de abril, a palestra “Tubos de PRFV para médias e grandes adutoras”, apresentada pela Amitech no 2º Seminário Alagoano de Irrigação da Cana-de-Açúcar. Organizado em Maceió pela regional leste da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros (STAB), o evento reuniu agrônomos, técnicos agrícolas, professores e estudantes de vários Estados das regiões Nordeste e Centro-Oeste. “Entre os principais pontos abordados ao longo do seminário, destaque à necessidade de se trabalhar com a irrigação plena como alternativa para aumentar a produtividade das lavouras de cana-de-açúcar”, comenta Rodrigo de Almeida, coordenador técnico da Amitech e palestrante do evento.

No início da sua apresentação, Almeida demonstrou a versatilidade do poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), material presente em aplicações absolutamente distintas como barcos, telhas, tubos e aviões. “A seguir, ressaltei as principais vantagens proporcionadas pelos tubos da Amitech, sobretudo em relação a quesitos como durabilidade, leveza e facilidade de montagem”, lembra.

Por último, Almeida falou sobre a experiência da Amitech no fornecimento de tubos para as usinas de álcool e açúcar – aplicados tanto no transporte de vinhaça quanto no bombeamento de água. “Mencionei, entre outros exemplos, a instalação de 11,2 km de tubulações da Amitech na Usina Coruripe”, informa. A propósito, Pedro Carnaúba, coordenador de irrigação da Usina Coruripe, também deu seu depoimento durante o seminário. “Foi importante para mostrar aos presentes os resultados proporcionados pelos tubos de PRFV. Afinal, a Usina Coruripe é uma referência na indústria nordestina de álcool e açúcar”, comenta o coordenador técnico da Amitech.Para o presidente do comitê de irrigação da STAB Regional Leste – e gerente agrícola da Industrial Porto Rico – engenheiro Luis Eugênio Costa Cardozo, a apresentação da Amitech destacou-se pelo excelente nível técnico. “Essa característica agradou o público e suscitou uma discussão bastante interessante”, avalia.