O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, recebeu esta semana representantes do Comitê de Agroenergia Americano de Illinois, dos Estados Unidos. O grupo, formado por cerca de 15 diretores de Associações de Produtores de Milho dos estados de Illinois, Nebraska e Ohio, está no Brasil promovendo intercâmbio e conhecendo as potencialidades do país com relação a produção do etanol, biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar.
O grupo visitará também usinas de álcool, plantações de cana-de-açúcar e lavouras de soja em Campo Novo do Parecis. O produtor americano Eric Rund revelou com entusiasmo que as primeiras visitas já demonstram as potencialidades do país e como o mercado brasileiro está atuante.
Depois de Mato Grosso, o grupo segue para Manaus e Brasília. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, que junto ao governador recepcionou os visitantes, considerou a visita do grupo como importante para o setor de tecnologia de Mato Grosso, principalmente no intercâmbio que o Governo do Estado está trabalhando para promover entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a universidade de Illinois.