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Americanos economizarão combustível nas compras pela Internet

O orçamento doméstico apertado, o alto preço da gasolina e as conseqüências do furacão Katrina em alguns estados americanos farão com que as compras pela internet registrem recordes neste Natal nos Estados Unidos.

“Apesar de os preços da gasolina terem caído após o pico alcançado no início de setembro (depois da passagem do Katrina), os consumidores ainda sentem uma pontada emocional e financeira”, comentou esta semana um dos executivos do AOL, Bob Hayes.

Preocupados em reduzir seus gastos com combustível, os americanos vão tirar menos o carro da garagem, aumentando a porcentagem daqueles que darão apenas um clique no mouse para fazer suas compras. Além disso, graças aos sites de comparação de preços, é possível pagar menos, aproveitando as melhores ofertas.

De acordo com o estudo da ComScore Networks, em novembro e dezembro os gastos nas páginas de empresas americanas (sem considerar às ligadas ao setor de viagens) vão superar os US$ 19 bilhões, percentual 24% superior ao do mesmo período em 2004.

Sites como o Shopping.com, adquirido este ano pelo eBay são “uma das categorias que cresceram mais rápido na Internet, com 54,1 milhões de visitantes em outubro. Isso significa um avanço de 52% em um ano”, completou a ComScore Networks.

Para os analistas, a temporada de compras natalinas, que começou nesta quinta-feira com o feriado de Ação de Graças, beneficiará os sites mais procurados, como eBay e Amazon, além das grandes redes de supermercados.

O sucesso crescente da Internet entre os consumidores ficou novamente claro nesta semana, depois que o IAB (Interactive Advertising Bureau) anunciou que a receita publicitária gerada on-line nos EUA alcançou, no terceiro trimestre, o montante recorde de US$ 3,1 bilhões , um aumento de 33,9% em relação ao mesmo período de 2004.

Apesar do aumento do número de lares americanos que compram na web, vários estudos apontam uma leve redução no valor que as pessoas pensam em gastar com os presentes de Natal. Cada família deve destinar média de US$ 466, contra os US$ 476 do ano passado, informou o relatório do instituto privado Conference Board.