Cerca de 1700 crianças do ensino fundamental de escolas do interior paulista – Iracemápolis, Piracicaba, Saltinho e Mombuca – irão à tenda do Teatro Itinerante Mata Viva na semana de 11 a 18 de maio, na Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). A iniciativa faz parte do projeto de educação ambiental da BASF, onde os jovens poderão assistir a uma peça de teatro e participar de atividades lúdicas, com o tema sustentabilidade.
As encenações são realizadas com sessões às 9 e às 14 horas. O gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Vinicius Ferreira de Carvalho, explica que as atividades são uma forma de despertar nas crianças a consciência ambiental, para que tenham uma postura ativa diante das questões ligadas ao tema. “Elas são pequenas agentes multiplicadoras e podem, desde cedo, conhecer os conceitos de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais”, enfatiza Carvalho.
Marcos Farhat, gerente da Coplacana, afirma que o projeto tem o propósito de fidelizar, principalmente, a garotada para que entendam o significado de sustentabilidade, como se deve viver e como as empresas devem se portar no mercado. “O projeto é de fundamental importância para mostrar que a BASF, junto com a Coplacana, está fazendo a sociedade entender melhor o trabalho dessas empresas, mostrando qual a importância no mercado de trabalho, na produção agrícola e na agricultura sustentável. Afinal, muitas pessoas falam de sustentabilidade, mas não fazem o que se deve a respeito”, afirma.
Após a apresentação teatral, os alunos participam de atividades lúdicas que os ajudam a compreender a necessidade de um compromisso com o meio ambiente. Em uma das atividades, as crianças receberão duas fitas com mensagens de atitudes sustentáveis que serão amarradas no pulso e a outra em uma árvore sem folhas. Ao final, será criada uma grande árvore colorida.
Sobre o projeto
O Teatro Itinerante Mata Viva é desenvolvido pela BASF em parceria com cooperativas e secretarias de educação dos municípios. O projeto existe desde 2008 e já beneficiou 123 entidades, cerca de 16 mil pessoas por meio de 107 apresentações culturais.