Os altos custos dos fretes reduziram os negócios no mercado físico do açúcar na Europa nesta semana, e traders estão atentos a um provável aumento da taxa de importação russa sobre o bruto, disseram fontes do setor na quarta-feira.
Operadores afirmaram que o forte aumento nos custos dos fretes, impulsionado pela demanda insaciável da China por matérias-primas para abastecer sua economia, está comprimindo os fluxos comerciais de açúcar. Mas, segundo eles, os negócios essenciais ainda estão sendo feitos.
“As pessoas ainda precisam comprar açúcar, apesar dos altos fretes”, disse um corretor.
Traders cotaram os custos de fretes na rota do Brasil para o Mar Negro entre 76 e 82 dólares por tonelada nesta semana, contra 68 dólares por tonelada há três meses.
Fontes do mercado notaram sondagens nesta semana para embarcar açúcar bruto do Brasil e da Índia para o Mar Negro.
NOVA TARIFA
A Rússia, maior importador mundial de açúcar bruto, teria acelerado as importações de açúcar bruto neste ano antes de um esperado aumento na sua taxa de importação do produto.
Os documentos necessários para determinar uma tarifa de importação sazonal mais alta na Rússia sobre o açúcar bruto, por seis meses a partir de dezembro, foram entregues ao governo, segundo informaram a associação da indústria e o ministério da Economia na quarta-feira.
German Gref disse na semana passada, antes de ser substituído no cargo de ministro da Economia, que a esperada tarifa –com o objetivo de proteger a indústria russa de açúcar de beterraba das importações excessivas– poderia ser anunciada nesta semana.
O sindicato e vários departamentos do governo concordaram com uma taxa de 220 dólares por tonelada a ser aplicada de dezembro de 2007 ao final de maio de 2008.
O esboço condiciona o nível da tarifa aos preços do açúcar bruto em Nova York. A tarifa de 220 dólares será aplicada desde que os preços em Nova York estejam acima de 9 centavos por libra-peso, mas pode chegar a 270 dólares se os preços caírem abaixo de 4,5 centavos.
Com a Índia surgindo como um grande exportador de açúcar, as fontes notaram uma série de averiguações para comprar açúcar indiano nesta semana.