Mercado

Alta Mogiana implanta moderno sistema de segurança

Com a criação de um novo sistema de segurança, a partir de 2000, a Usina Alta Mogiana, de São Joaquim da Barra (SP), obteve também resultados bastante satisfatórios nessa área. Em um ano, de 2001 para 2002, a usina alcançou uma redução de 25,28% no total de acidentes com afastamento. “A expectativa, para 2003, é uma redução de 30% a 40% em relação ao ano anterior”, planeja o engenheiro de segurança José Cassio Pinheiro. A Alta Mogiana está realizando diversos procedimentos para a obtenção do certificado na área de segurança, conforme a norma Ohsas-18.001. A auditoria para a certificação deverá ocorrer em julho.

Para isto, além de investir na contratação de profissionais qualificados e de serviços de consultoria especializada, a usina implantou o Sistema Moderno de Gestão de Segurança e Controle de Perdas que se baseia em ferramentas de prevenção, como análise de riscos da tarefa, programa de treinamento de segurança, observação planejada de atos inseguros, inspeções de segurança. “Obtivemos sucesso na auditoria inicial para certificação Ohsas-18001 e os programas do Manual do Sistema já vigoram, até no tratamento de empresas terceirizadas”, diz José Pinheiro.

Segundo ele, até o ano de 1999, a Alta Mogiana registrava uma alta incidência de casos com lesão nos olhos, envolvendo os trabalhadores do setor agrícola, com uma média de 90 ocorrências por ano. Em 2000 houve um registro de 40 casos de lesão ocular, caindo para 14 em 2001 e 1 caso no ano passado. Na divisão industrial, o total de acidentes com lesão ocular já diminuiu de maneira significativa: em 2001 ocorreram 34 casos, e em 2002 caiu para 17, uma redução de 50%.

Na avaliação do engenheiro de segurança, a adoção de novos equipamentos — entre os quais, o óculos com telinha para a área agrícola e o de proteção total, com meia haste e elastômetro para o setor industrial — e a realização de campanhas de conscientização foram decisivas para a obtenção de resultados positivos. José Pinheiro cita o Programa de Integração — obrigatório nas admissões —, o envio periódico de mensagens eletrônicas e impressas, a atuação da Cipa e a Semana de Prevenção, que acontece no final de janeiro, como fundamentais para o sucesso do sistema.

Banner Evento Mobile