
Os alojamentos móveis podem servir como uma ferramenta de apoio aos gestores, técnicos e engenheiros de segurança no cumprimento e aplicação da NR-31, melhorando as condições de trabalho, para as empresas ficarem em total conformidade com a legislação causando bem estar, saúde e prezando pela segurança dos trabalhadores. A afirmação é do professor de agronomia, Henrique Degraf Wiecheteck, gestor empresarial do Grupo GHG, que completa quecom o deslocamento do pessoal que trabalha em campo, as construções fixas acabam ficando ociosas durante a maior parte do tempo nas áreas de cultivo da cana-de-açúcar e inviáveis. “As equipes estando próximas as áreas de vivência compostas de áreas de descanso, refeitórios, sanitários, ambulatórios e outros, tornam mais práticos e mais viáveis os investimentos e o pessoal mais produtivo e satisfeito com as condições de trabalho”, explica.
Segundo ele, o Ministério do Trabalho e Emprego junto a suas secretarias poderia observar estes modelos de construção e incrementar a lei observando a eficácia destes modelos construtivos.
O professor explica que o custo varia de acordo como tamanho que vai de 4 a 6 metros, e de acordo com os acessórios que eles podem conter como sanitários, caixa d´água, número de janelas, etc. “Na média R$ 15.000,00 para aquisição de um modelo simples e para locação encontram-se na faixa de R$ 600,00/mês dependendo do contrato e do número de unidades. O número de pessoas que comporta depende da mobília que será adaptada. Se for utilizado para dormitório, um alojamento de 4 metros comporta dois beliches tranquilamente dando espaço para guarda de pertences pessoais no “quarto” sem problema nenhum e se for usado para refeitório, o mesmo módulo pode atender 12 pessoas ao mesmo tempo ou até mais dependendo da disposição da mobília”, diz.
wp_posts
De acordo com o gestor, há dois modelos de alojamentos, os que não contém forração térmica e acústica e os forrados. “Os alojamentos podem vir com isolamento térmico e acústico deixando o ambiente confortável sem problemas de ambiência, podem vir apenas com o teto forrado ou então com teto e paredes forrados, tudo de acordo com a necessidade do cliente. Em obras de construção civil no centro-oeste é comum encontrar escritórios modulares com isolamento térmico acústico e aparelhos de ar condicionado deixando um ambiente confortável para o trabalho.
wp_posts