A Alltech do Brasil terá uma nova fábrica de aditivos naturais para alimentação e saúde animal no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). Os investimentos atingem US$ 2,5 milhões. Nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 10 horas, a empresa assinará o protocolo de intenções para o projeto de instalação da empresa junto à Prefeitura de Araucária. A expectativa é que a unidade esteja em plena atividade ainda no primeiro semestre de 2003.
Presente em mais de 60 países, a Alltech está no Brasil há uma década. Líder mundial em aditivos para nutrição e saúde animal – aves, suínos, bovinos (corte e leite), pequenos animais e eqüinos –, a empresa tem uma extensa linha de minerais orgânicos, enzimas e leveduras ecologicamente corretos. Os produtos são naturais, não deixam resíduos químicos nos alimentos finais (carnes, ovos e leite), ajudam os consumidores a se proteger contra determinadas doenças, como o câncer, aumentam a produtividade dos animais e estão enquadrados nos conceitos de segurança alimentar e respeito ao meio ambiente.
A nova fábrica da Alltech possibilitará a ampliação da produção atual da Alltech de 1.000 toneladas/mês de aditivos naturais. “As indústrias de produção animal, especialmente a avicultura e a suinocultura, precisam se adequar à nova realidade do mercado externo, cada vez mais exigente em termos de alimentos seguros, sem antibióticos promotores de crescimento. Dessa forma, há necessidade crescente de aditivos naturais de qualidade para suprir essa demanda. A Alltech atua há dez anos nesse mercado e, com a unidade industrial de Araucária, aumentará em mais de 20% sua capacidade de oferta de insumos. Além disso, a fábrica possibilitará um salto nas exportações de aditivos naturais para a América Latina”, ressalta Guilherme Minozzo, diretor da Alltech no Brasil.
A fábrica de Araucária substituirá a atual, instalada em Curitiba. São 20 mil m2 de área total e 5 mil m2 de área construída, que já vêm com certificação ISO 9000 e 14000, de produção e meio ambiente.
Além da ampliação da oferta de aditivos naturais, a nova fábrica da Alltech permitirá a melhor organização administrativa e comercial, além das áreas de misturas e produtos acabados. Um moderno laboratório de controle de qualidade também faz parte do projeto.
Com apenas duas décadas de existência, a Alltech já é a 17a maior indústria de saúde animal do mundo, sendo a única que não fabrica fármacos. A nova fábrica no Brasil não concentra todo o investimento atual da empresa, que cresce a taxas superiores a 20% ao ano desde sua fundação. Nos últimos meses, a Alltech aplicou US$ 10 milhões em sua fábrica de enzimas no México e inaugurou unidades na Iugoslávia e Hungria, além de ampliar as instalações de uma fábrica nos Estados Unidos.