Mercado

ALL incrementa movimentação de cargas pelo Porto de Paranaguá

O recebimento de cargas via ferrovia pelo Porto de Paranaguá está sendo superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Assim como os caminhões, os vagões que transportam a safra deste ano também estão contribuindo maciçamente para o crescimento do Porto, conforme comprova o último levantamento realizado pela América Latina Logística (ALL). De janeiro ao início de março deste ano, mais de 1,1 milhão de toneladas de produtos já foram movimentadas pela empresa no Porto de Paranaguá, contra pouco mais de 529 mil toneladas movimentadas em 2003. O aumento chega a cerca de 118% e reflete, segundo executivos da ALL, a programação logística que vem sendo realizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em conjunto com terminais e transportadores de cargas.

Em encontro realizado há poucos dias com o superintendente da APPA, Eduardo Requião, em Paranaguá, o diretor superintendente da ALL, Bernardo Hess, afirmou que as operações neste ano estão ocorrendo tranqüilamente, colaborando com o aumento das exportações. Para incrementar ainda mais estes volumes, a empresa contará com novos equipamentos adquiridos com recursos próprios e de clientes. No total, serão 65 locomotivas e novos vagões que serão utilizados para escoamento da safra pelo terminal paranaense. “O início da safra está tranqüila e a programação está sendo feita pelo Porto. Estes dois pontos estão favorecendo a movimentação dos produtos”, afirmou Hess.

Durante a reunião, o superintendente Requião lembrou na importante contribuição que a iniciativa privada tem no fortalecimento do porto público de Paranaguá. “São iniciativas competentes e comprometidas com este terminal que nos fazem crescer e nos manter entre os principais portos do mundo e na liderança mundial nas exportações de grãos”, destacou Requião.

Para Alexandre de Moraes Zanelatto, coordenador de operações da ALL, a programação está sendo responsável pelo aumento da descarga de vagões e maior giro na frota da empresa. “Com as novas aquisições e as parcerias firmadas, haverá um crescimento muito forte em Paranaguá”, acredita Zanelatto.

Toda a logística preparada pela APPA em parceria com a ALL para atender a safra de grãos deste ano está sendo bem recebida pelos usuários. Segundo o gerente de commodities da empresa ferroviária, Eduardo Pelleissone, os clientes estão satisfeitos com a forma como vem sendo feito o escoamento de produtos. “Neste primeiro bimestre, nós dobramos nosso volume . Este é um sinal claro da credibilidade que a APPA vem transmitindo não só para a ferrovia como para os clientes, em virtude dos investimentos que foram disponibilizados neste ano”, comentou Pelleissone.

Para atender a demanda de cargas da safra deste ano e do próximo, a ALL investiu mais de R$ 60 milhões. Os recursos foram empregados, de acordo com o gerente de commodities, em virtude das mudanças ocorridas desde que a atual administração portuária assumiu a APPA. Até o ano passado, conforme lembrou, a descarga era o grande gargalo. Mas, a disciplina imposta pelo Porto para todos os usuários das instalações privadas e públicas beneficiou a ALLA, proporcionando ganhos na produtividade, fazendo com que dobrássemos o volume movimentado. “Acredito que quem está insatisfeito com o processo de recebimento de produtos são os mesmos que gostavam de trabalhar na desorganização, que não é o nosso caso e nem o caso do Porto”, finalizou Pelleissone. (Fonte: ASSCOM – APPA)